domingo, 5 de maio de 2024

Dênis da Rocinha - O primeiro chefão do tráfico no Rio

Dênis da Rocinha - O primeiro chefão do tráfico no Rio.

Dênis da Rocinha ficou famoso nos anos 80 por dar entrevistas e aparecer na mídia.

Já contei aqui um pouco sobre a história do tráfico no Rio, e por ser uma cidade grande, infelizmente esse tipo de coisa influencia em outras cidades do país as vezes. Um exemplo disso são as facções criminosas, que a princípio só existia no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas nos últimos 15 anos andou surgindo diversas facções criminosas regionais em diversos estados do Brasil. E que fique bem claro, que facções criminosas não é exclusividade do Brasil ou da América Latina não. As facções criminosas são super comuns também nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a única diferença é apenas o nome, pois no Brasil se fala "Facção", na Europa se fala "Máfia", e nos Estados Unidos se fala "Gangue". E além disso, as facções criminosas se popularizaram nos Estados Unidos e na Europa, e só depois de muito tempo foi fundada no Brasil a primeira facção criminosa, o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro, em 1979. 

Dênis da Rocinha dando entrevista para um repórter.
Mas voltando ao assunto, hoje em dia quando se fala em Tráfico de Drogas, logo vem em mente um Traficante, alguém que comanda o Tráfico em determinado local, pois desde o fim da década de 70,  crime no Brasil nesse aspecto passou a ficar mais organizado, e com isso foram surgindo as primeiras lideranças, e praticamente o primeiro chefão do tráfico que chegou a ficar famoso, como os demais que conhecemos, foi Denir Leandro da Silva, mais conhecido como "Dênis da Rocinha". Ele realmente gostava da fama e de dar entrevistas, e não estava nem aí em mostrar o rosto, e além de ser o primeiro chefão do tráfico conhecido, ele foi também o primeiro chefe do tráfico na Rocinha e também a adotar aquele sistema de ajuda na comunidade, como distribuindo cestas básicas aos mais pobres, pagar médicos, entre outros feitos. Essa tática passou a ser usada por outros chefes do tráfico no Rio nos próximos anos também em outras favelas.

Dênis da Rocinha nasceu em 1950, no Rio de Janeiro, não sabemos praticamente nada sobre sua infância e adolescência, e também não sabemos se ele teve filhos, o que sabemos foi que ele teve dois irmãos, que acabaram sendo assassinados no início dos anos 90, e se chamavam Ptsy e Osnir, ambos mortos em 1990 e 1992 respectivamente. Provavelmente Dênis entrou para o mundo do crime nos anos 70, pois em 1980 ele se tornou o primeiro chefão do tráfico na Rocinha, comandando o tráfico na favela por vinte anos.

A princípio quando Dênis assumiu a chefia da favela, ele dividia o comando com outro traficante conhecido como "Emanué", porém Emanué acabou sendo morto em 1984, e Dênis passou a comandar tudo sozinho e muito provavelmente o tráfico na Rocinha já era o mais lucrativo no Rio de Janeiro, assim como nos dias atuais, por isso o comando do tráfico nessa favela é tão cobiçado por traficantes e facções rivais.

Em 1987, Dênis foi preso e passou a ficar no presídio de segurança máxima Bangu I, que acabara de ser inaugurado {Vale lembrar que naquela época ainda não existiam presídios federais como hoje em dia}. Mas o sistema no presídio de Bangu I era quase o mesmo dos presídios federais, pois o preso fica sozinho em uma cela, além também dos reforços de segurança no presídio. Porém mesmo preso, Dênis continuou comandando o tráfico na Rocinha, e nomeou um "gerente", que era conhecido como "Bolado". Mas Bolado morreu em 1988 com um tiro acidental, e foi substituído por outro gerente, conhecido como "Naldo", mas que também ficou por pouco tempo no comando da favela e morreu também.

Ao longo dos próximos 14 anos foram vários "gerentes" que a favela da Rocinha teve, mas Dênis sempre estava no comando geral, até que ele acabou sendo assassinado em 8 de janeiro de 2001, dentro de sua cela em Bangu I. Até hoje não se sabe ao certo como ele foi assassinado, quem e qual motivo. Porém o que se suspeita é que foi o também traficante Fernandinho Beira Mar que mandou assassinar Dênis, pelo motivo de que Fernandinho queria unificar as facções, mas Dênis não aceitou, e há também quem diz que é porque Dênis não permitiu um depósito de armas ou drogas na Rocinha. São várias teorias, e no dia de seu assassinato é relatado que as luzes do presídio se apagou e o presídio ficou cerca de 1 hora sem luz, e quando luz voltou, o traficante foi encontrado morto dentro de sua cela. Após a morte de Dênis, o gerente Lulu da Rocinha passou a ser o chefão do tráfico na favela, até ser morto em confronto com o BOPE em 2004. Atualmente o comando do tráfico na favela é exercido segundo a justiça por um traficante conhecido como "Rogério 157", que está preso, e seu gerente que é conhecido como "Johnny Bravo", e são da facção criminosa Comando Vermelho.

sábado, 4 de maio de 2024

Madonna vem ao Brasil e dá o maior chilique

Madonna vem ao Brasil e dá o maior chilique.

Madonna reclamou do barulho dos fãs, do calor e exigia que o banheiro do hotel fosse limpo várias vezes por dia.

Recentemente a cantora Madonna veio ao Brasil cantar em um show patrocinado pelo governo do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, onde os custos foram de 20 milhões de reais, dos quais foram 17 milhões para a cantora. Porém a cantora deu o maior chilique logo que chegou no Rio de Janeiro. Segundo informações, Madonna ficou hospedada no hotel Copacabana Palace, que fica bem de frente para a praia de Copacabana, o local onde estava sendo montado o palco, já que a cantora cantaria ali.

Logo no começo, a cantora reclamou do calor e do barulho dos fãs que ficavam na porta do hotel se humilhando pra ela. E não parou só por aí... A cantora também ficava irritada quando alguém olhava muito pra ela e ela exigiu que o banheiro fosse limpo várias vezes ao dia. No fim das contas quando ela se apresentou no palco, usou uma fantasia bem feia, onde muita gente a criticou por conta disso. No fim das contas o show foi um fiasco, e mais fiasco ainda foi o governo bancar um show que deveria ser da iniciativa privada, e por conta disso milhões de pessoas no Brasil inteiro criticou essa ação do governo do Rio de Janeiro de bancar esse show. 

Aliás, na minha opinião está mais do que na hora de todas as cidades do Brasil parar de bancar shows de cantores famosos, pois há muitas prioridades para serem gastas nas cidades, principalmente nas cidades do Nordeste, onde esse tipo de situação é ainda mais comum. Aliás, a uns tempos atrás eu estava na fila do supermercado aqui em Itajaí e ouvi dois rapazes do Nordeste conversando, e teve uma hora que eles mesmo disseram que não aguentavam mais o governo de sua cidade bancar show de cantor, enquanto que a cidade tinha prioridades mais importantes.

Hoje na História - Falecia Noel Rosa, um dos maiores cantores brasileiros

Hoje na História - Falecia Noel Rosa, um dos maiores cantores brasileiros.

Noel Rosa é um dos cantores mais famosos da história da música popular brasileira.

Há exatos 87 anos atrás, em 4 de maio de 1937, falecia com apenas 27 anos de idade, o cantor e compositor Noel Rosa, um dos maiores cantores da história da música brasileira. Noel Rosa era um cantor de música que parecia misturar samba com outros estilos musicais, e dentre as músicas de sucesso que Noel produziu está Com que Roupa, lançada em 1930 e é a sua música mais famosa, tendo inclusive gravada várias vezes por outros cantores ao longo da história. E também a música Fita Amarela, lançada em 1932, um sucesso que é um dos símbolos do samba brasileiro.

Noel Rosa nasceu no bairro de Vila Isabel, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, em 11 de dezembro de 1910. No início da vida adulta, assim como todo rapaz brasileiro da época, ele serviu o exército, e tempos depois, ele começou a cantar e se apaixonou pela música, onde sempre cantava com seu inseparável violão. Ele também era bem boêmio, cantando e curtindo as noites de seu tempo. Ele não chegou a ter filhos, mas já teve vária namoradas e teve uma em especial, chamada Ceci, que inclusive foi interpretada pela atriz Camila Pitanga em um filme que fizeram sobre Noel Rosa.

Infelizmente Noel Rosa acabou sendo acometido pela tuberculose, uma doença respiratória que embora tem cura hoje em dia, naquela época ela era bem letal e muita gente morria por conta dessa doença. Noel Rosa chegou até a ir morar durante uns tempos no interior para respirar ar mais puro. Mas infelizmente como a doença não tinha um tratamento mais eficaz como nos dias de hoje, ele acabou falecendo em 4 de maio de 1937, com menos de 30 anos de idade, mas já deixando um grande legado na música brasileira.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Advogado pede 1 milhão de dólares ao coach Pablo Marçal, após desafio em entrevista

Advogado pede 1 milhão ao coach Pablo Marçal após coach fazer desafio.

Coach se envolveu em mais uma polêmica. Só que dessa vez poderá doer em seu bolso.

Recentemente o coach Pablo Marçal entrou em uma grande furada e poderá ter que desembolsar mais cerca de 1 milhão de dólares, ou nada mais nada menos que 5 milhões de reais para um advogado do Ceará que o processou por uma aposta que o próprio coach fez em uma entrevista para um programa de televisão.

Contexto

Pablo Marçal que é um dos coach mais famosos do Brasil e já entrou em várias polêmicas e até mesmo já tentou se candidatar ao cargo de presidente do Brasil nas eleições de 2022, recentemente em uma entrevista para um programa de televisão na emissora Jovem Pan, disse que daria 1 milhão de dólares para quem conseguir provar que ele moveu um processo contra qualquer pessoa. E foi então que um advogado do Ceará fez uma pesquisa e descobriu que Pablo Marçal já processou várias pessoas, sendo ao todo cerca de 10 processos.

Após isso o advogado está cobrando de Pablo Marçal o dinheiro e pretende entrar na justiça se caso o coach não cumprir com o que disse. O advogado já tentou entrar em contato com Pablo Marçal, mas até agora ao que sabemos nada aconteceu ainda. Agora resta saber o que vai acontecer, talvez Pablo Marçal tenha mesmo que enfrentar algum processo ou ter que pagar mesmo o valor para o advogado, pois afinal de contas advogado conhece a lei, e se ele correu atrás de adquirir o "prêmio" oferecido por Pablo Marçal em uma aposta, talvez realmente Pablo Marçal ou terá que pagar o valor para o advogado ou terá que enfrentar um processo e ainda terá que pagar uma indenização, já que o coach de fato se não quiser pagar o valor para o advogado cometeu uma espécie de estelionato por ser uma figura pública.

Pastor causa polêmica ao dizer que algumas crianças também são culpadas por sofrer abuso

Pastor causa polêmica ao dizer que algumas crianças são culpadas por sofrer abuso.

Fala polêmica do pastor causou revolta em muita gente.

Recentemente circulou nas redes sociais um trecho onde o pastor Jonas Pimentel, da igreja Tabernáculo da Fé, localizada em Goiânia {Goiás}, diz que algumas crianças são também culpadas por sofrer abuso sexual, pois segundo ele algumas crianças "sabe" do que está acontecendo e mesmo assim "aceita". Porém mesmo o pastor afirmando várias vezes que são "algumas" crianças que são culpadas pelo seu abuso, a sua fala causou extrema raiva nas pessoas que o criticaram ferozmente nas redes sociais e compartilhando o vídeo que contém esse polêmico trecho. Até mesmo a senadora Damares, que já foi ministra que cuidava desses assuntos de abuso infantil no governo Bolsonaro, chegou a dizer em seu perfil no Instagram que nenhuma criança é culpada por sofrer abuso, demonstrando assim que ela também não apoiou a fala polêmica do pastor.

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Qual é o prédio mais alto do mundo?

Qual o prédio mais alto do mundo?

Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo atualmente.

Hoje em dia é quase impossível imaginar uma cidade grande sem prédios, também conhecidos como "arranha-céus". Pois além de está sempre presente nas grandes cidades, os prédios também poupa muito espaço em uma cidade, onde de uma certa forma reduz por exemplo o número de desmatamentos para a construção de moradias, a medida que uma cidade vai crescendo. Além disso a área econômica que atua na construção, venda e locação de prédios é extremamente lucrativas, fazendo com que mesmo em áreas nobres das grandes cidades, as incorporadoras sejam capaz de pagar dezenas de milhões de reais ou dólares para comprar uma mansão, seja ela antiga ou nova para em seu lugar construir um prédio.

E em se falando de prédio, o prédio mais alto do mundo atualmente é o Burj Khalifa, localizado na famosa cidade luxuosa de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Burj Khalifa tem incríveis 828 metros de altura, e só pra se ter uma ideia ele é o dobro da altura das antigas Torres Gêmeas, dos Estados Unidos, e olha que as Torres Gêmeas eram extremamente altas. São praticamente quase 1 km de altura que o Burj Khalifa tem, e como disse antes, ele é atualmente o mais alto prédio do mundo, e embora ele seja extremamente alto, muitos podem imaginar que é praticamente impossível construírem outro prédio mais alto ainda. Mas... Como hoje em dia tudo é possível, pode ser que num futuro seja construído um prédio mais alto ainda do que o Burj Khalifa, embora hoje em dia possa parecer impossível, pois vale lembrar que em 1931, quando foi inaugurado o prédio americano Empire State Building, ele era em sua época o prédio mais alto do mundo. No Brasil naquela época dava pra se contar praticamente nos dedos o número de prédios no país, e o mais alto prédio do Brasil naquela época era o Edifício Martinelli, localizado em São Paulo e que tem cerca de 200 metros de altura.

O Empire State Building foi inaugurado em 1931, como disse antes e naquela época ninguém imaginava um prédio mais alto do que ele, até que em 1973 foram inauguradas as Torres Gêmeas que eram mais de 100 metros mais altas do que o Empire State Building, com seus 417 metros de altura. Depois vieram outros prédios mais altos, como Petronas na Malásia, o Taipei 101 em Taiwan, e por fim em 2004 começou-se a construção do Burj Khalifa, que durou cerca de 5 anos. Naquela época a cidade de Dubai estava recebendo um investimento pesado em turismo fazendo com que a cidade ficasse bem famosa no mundo inteiro com a fama de turismo de luxo. Até que após 5 anos de construção, o Burj Khalifa foi concluído em dezembro de 2009, e em 4 de janeiro de 2010, ele foi inaugurado, inicialmente com o nome de Burj Dubai, porém alguns anos depois teve seu nome alterado para o atual Burj Khalifa, mas continua a ser até hoje o prédio mais alto do mundo, com seus incríveis 828 metros de altura.

Marcinho VP entra para a recém criada "Academia Brasileira de Letras do Cárcere"

Marcinho VP entra para a recém criada "Academia Brasileira de Letras do Cárcere".

Marcinho VP ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras do Cárcere, onde cada cadeira recebe o nome de um importante escritor do passado, como Graciliano Ramos.

Recentemente traficante Marcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, apontado pela justiça como traficante de drogas e o líder máximo da facção criminosa Comando Vermelho se tornou membro da recém criada "Academia Brasileira de Letras do Cárcere", que é uma iniciativa criada por um desembargador aposentado que visa valorizar as produções academias de presos que escrevem livros na prisão. Marcinho VP até o momento já escreveu três livros, o primeiro deles foi lançado em 2017 e se chama Verdades e Posições, que na época chamou muita atenção, o que lhe rendeu uma entrevista pela mídia pela primeira vez em mais de 20 anos preso naquele momento.

O primeiro veículo de comunicação a entrevista Marcinho VP foi o portal UOL, em outubro de 2017, mas a reportagem que deu mais visibilidade ao detento foi uma entrevista que ele concedeu a TV Record em abril de 2018, onde ele falou um pouco sobre sua vida pessoal, a vida no crime e também falou um pouco sobre política, principalmente sua relação com o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, além também de falar um pouco sobre o terrível assassinato do jornalista Tim Lopes, ocorrido em 2002 por membros de sua facção no alto do Complexo do Alemão.

De lá para cá, Marcinho VP lançou mais dois livros, o último se chama O Direito Penal do Inimigo, e há relatos de que ele pretende inclusive fazer uma faculdade de direito na prisão. Além de Marcinho VP, outras pessoas que foram presas também publicaram livros e também estão fazendo parte do projeto, se tornando membros também. Houve até uma cerimônia de posse, porém Marcinho VP não pode deixar a prisão para tomar posse, e por isso ele foi representado por seu familiares na cerimônia.

Dênis da Rocinha - O primeiro chefão do tráfico no Rio

Dênis da Rocinha ficou famoso nos anos 80 por dar entrevistas e aparecer na mídia. Já contei aqui um pouco sobre a história do tráfico no Ri...